03/03/12

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA (Pedagogia 1º Semestre)


Orientador: Prof. Ms. Luis Henrique da Silva

OBJETIVO GERAL
Desenvolver um projeto que constitua numa experiência que possibilite a participação ativa do aluno no processo dinâmico de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de sua capacidade de observação, reflexão, crítica e de criação. Essa participação deve permear todo o processo de desenvolvimento do projeto, desde sua concepção até o acompanhamento das ações previstas e correspondente avaliação.
Esse trabalho deve oferecer ao aluno a oportunidade de:
  • participar da definição dos temas a serem trabalhados;
  • fortalecer sua autonomia, comprometimento com o trabalho e responsabilidade compartilhada com colegas e professores;
  • debater e confrontar suas ideias, experiências e resultados de pesquisas a partir do aprofundamento, enriquecimento, construção ou reelaboração coletiva de conhecimentos e conceitos;
  • juntamente com colegas, participar da produção de conhecimentos significativos e funcionais para todo o grupo;
  • estimular e valorizar diferentes habilidades, potencialidades e aptidões dos alunos;
  • apreender e interpretar conceitos, assuntos e informações, utilizando o conteúdo próprio de diferentes disciplinas;
  • formar uma visão global da realidade, segundo os múltiplos elementos que nela se inter-relacionam.
Os Projetos de Ação Pedagógica estarão ancorados nas seguintes disciplinas:
1º período – História da Educação;

Os projetos serão realizados preferencialmente em grupos.

Espera-se que o futuro pedagogo seja capaz de elaborar e orientar projetos pedagógicos que possam intervir positivamente na realidade educacional brasileira. Portanto, esse é o momento para que ele possa iniciar o processo apresentando uma proposta de intervenção com base na realidade observada levando em consideração a diversidade socioeconômica e cultural do país.
Para tanto, o futuro pedagogo precisa saber que o projeto de intervenção é um projeto que será inserido a um projeto político pedagógico sistematizado e que precisará apenas ser revisado a fim de que contemple um tema.
A título de sugestão, apresentamos a seguir alguns temas que poderão ser trabalhados pelos estudantes de Pedagogia.

Primeiro período: a educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO

  • TEMA: (de acordo com o conteúdo)
- A indicação da temática a ser trabalhada, tem que refletir a necessidade a ser superada.
  • JUSTIFICATIVA: (porque vale a pena trabalhar com projetos na escola?)
- É o que transmite a dimensão do que vai ser trabalhado.
  • SITUAÇÃO PROBLEMA: (dificuldades referentes à temática, que podem ser discutidas/solucionadas, por meio de intervenção pedagógica).
  • PÚBLICO ALVO: indica o segmento, ou a série/ano, ou a turma, ou o grupo de alunos e/ou professores com o qual se vai trabalhar.
  • OBJETIVOS: (o que o projeto pretende discutir, verificar, solucionar, alcançar...)
- O objetivo consta de duas partes: o que se vai fazer que é a indicação da ação que será realizada e para que fazê-lo que é a indicação do que se pretende alcançar, a finalidade.
  • EMBASAMENTO TEÓRICO: (textos com base no conteúdo estudado que faça referência ao tema escolhido, à situação-problema que se quer discutir e os objetivos a serem alcançados)
  • PERCURSO METODOLÓGICO: o quê envolver como caminhos a serem trilhados para alcance dos objetivos pretendidos (atividades, estratégias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos da escola, construção coletiva).
  • RECURSOS: disponibilidade material, tanto física como humana são os recursos que torna exeqüíveis o projeto
  • CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: dando um caráter efetivo, fazendo parte do currículo da escola e, não apenas de um calendário de eventos.
  • AVALIAÇÃO: é um procedimento que mostra se o que está sendo desenvolvido avança na direção dos objetivos. A avaliação é constante e mostra como vai indo o desenvolvimento do projeto.

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